20 de janeiro de 2008

Paulo Themudo / Fui... O Que Já Não Sou!...


Será já no próximo dia 1 de Março, pelas 17.00 horas, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos o lançamento do mais recente livro do poeta Paulo Themudo, intitulado “Fui… O que já não sou”.
O poeta, já com duas obras publicadas, “Repousadas mãos que sentem”, 2005 e “Silêncio transparente do meu corpo”, 2006, atinge, com esta obra, uma antecâmara de maturidade poética; Xavier Zarco, que prefacia a obra, desvenda na poesia de Paulo Themudo os traços comuns da sua construção poética com a sua faceta de artista plástico. “Conheço a Poesia do Paulo Themudo há escasso tempo, o suficiente, ou talvez não, para poder afirmar que estamos perante um caso raro de sensibilidade, de capacidade de nos pintar, talvez contaminado por esta outra sua vertente artística, os sentimentos, as sensações, mas num espaço, num cenário.
As suas palavras desfilam perante nós como se fossem traços, delineando primeiramente o palco, a moldura, a tela onde as diversas sonoridades, matizes vão adquirindo forma, cada vez mais definida.
E há a gestação de um sereno movimento, um leve abrir de asas ou o jogo de luzes que nos desvia o olhar, conduzindo-o por um rumo pré-determinado. Agora, que o quadro, o poema cessa com a derradeira palavra, resta-nos esta estranha sensação de termos estado lá dentro, naquele espaço, com aquelas sensações que não sendo nossas, as sentimos como tal.”

Recorde-se que Themudo é também pintor; aliás, paralelamente à apresentação do livro, decorrerá nas galerias da Biblioteca Florbela Espanca uma mostra dos mais recentes trabalhos plásticos do autor.

Sem comentários: